Área Restrita

Retiro Anual Grupo JOPAS

Data 04/03/2015 | - Hora 13:24
Postado por Ir. Suzimara B. de Almeida
12 comentário(s) ...


“E agora Jovem quem comigo vai ousar?”
 
No dia 28 de fevereiro à 1º de março foi realizado o Retiro Anual do Jopas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, na comunidade Santo Antônio da Linha Paulina. Participaram cerca de 20 jovens. O objetivo principal do encontro foi o de propiciar aos jovens o encontro consigo e com Jesus Bom Pastor e sua proposta de vida em abundância para todos. Ajudando a discernir os caminhos que desejam trilhar, se é andando como toda a sociedade ou ousando com Cristo. Tudo isso com bom toque de diversão e gargalhadas.
 
 
Contamos com o apoio dos Casais de Cooperadores Paulinos adultos, das irmãs e com os pais da Jovem Ana Paula (vocacionada): Seu Armando e Dona Anabel em sua propriedade que além de nos receberem com muito carinho não mediram esforços para ajudar no encontro.
A fim de conduzir os jovens a refletirem sobre a sua realidade o retiro começou com o momento de oração, no qual ao fazer-se a recordação da vida buscou-se perceber “a Voz da Sociedade”, que busca ditar o que é o correto, foi possível localizar-se nisso e também perceber onde não se encaixa e não se sabe responder quem sou eu verdadeiramente?Assim muitos se indagaram, sobre onde se busca a liberdade? E puderam perceber a dificuldade de realmente ser livres autenticamente. Com esse sentimento, foi possível identificar o amor criador de Deus a partir do gênesis no qual Deus cria da fragilidade do barro sua imagem e semelhança. O Grande Oleiro que nos fez únicos e nos presenteou com seu sopro de vida.
 
 
            Após um almoço delicioso iniciou-se a tarde com uma Caminhada até o rio; ao sair o lema foi a música “Jovem onde leva a sua estrada?”; buscando identificar por onde se tem caminhado. Na primeira parada foi refletida a tentação do Poder, nessa o político os conduziria ao caminho do “acomodar-se com a sociedade em que vive-se”. Na segunda parada a tentação do Ter, na qual o caminho proposto “é que o dinheiro compra a Felicidade”. A terceira parada a tentação do Prazer assim no caminho é estipulado a ilusão de um prazer momentâneo. Ao chegarmos perto do Rio, encontramos um agricultor que foi nos falando de “como é o Pai a seus filhos”, nos falando do “Deus amor” e também nos mostrando, com as parreiras ali presente, como é a ligação da Videira, com nós e com o Pai; ao chegarmos no rio este agricultor era Jesus; que se “revelou como: O Caminho, a Verdade e a Vida”.
 
 
 
Tivemos ainda a graça de participarmos todos juntos de um rico momento de adoração, no qual vivenciamos partilhas profundas da história pessoal com Deus na vida de cada Jovem. Tendo presente as palavras de Pe. Alberione: “Nascestes da Eucaristia”, queremos também nós alimentarmo-nos do pão da vida. Após houve o Sarau com as apresentações artísticas; um momento de descontração.
 
 
No domingo, dia 1 de março após a Oração; aconteceu à caça ao tesouro, partirmos em busca de um mesmo ideal, as pistas levavam a aprofundarem a história carismática de nossa Família Paulina. Utilizando o espaço do local; cada grupo encontrou uma parte do Slogan do JOPAS, aos poucos juntos montaram e formaram o quebra-cabeças que os levaram a se questionar sua própria importância e participação como membro desta grande árvore. O Jovem Gustavo Lazzari, que já emitiu a Promessa como jovem Cooperador Paulino Amigo de Jesus Bom Pastor, recebeu o distintivo da Associação.
 
 
Contudo, diante de todo caminho percorrido durante os dois dias os confrontos pessoais, a troca de experiências, planejamento anual do grupo os jovens, as irmãs e formandas junto a comunidade de Santo Antônio se uniram através da celebração da Palavra, como gesto de Ação de Graças ao Retiro acontecido. Os presentes presenciaram o envio da jovem Ana Paula para a entrada no Vinde e Vede, na comunidade Consolação. Confiamos a Jesus bom Pastor e a Maria Pastora cada Jovem Pastorinho e todas as pessoas que contribuíram para o proceder desse retiro. Contamos sempre com as orações e preces de nossa família religiosa.
 
 

 

Pelo grupo, Ana Paula, Bianca Rodrigues, Gleiciane Lira e Mayara Casimiro.

 





Paysandu - Uruguay

E-mail: mhpastorinha13@hotmail.com - Data: 04/03/2015 | 17:54

Lindo, hermoso! Parabens a todos que colaboraram e a cada participante pela coragem de entrar na dinamica do AMOR. É a semente do Reino que está explodindo... só precisa do nosso SIM

Paysandu - Uruguay

E-mail: mhpastorinha13@hotmail.com - Data: 04/03/2015 | 17:54

Lindo, hermoso! Parabens a todos que colaboraram e a cada participante pela coragem de entrar na dinamica do AMOR. É a semente do Reino que está explodindo... só precisa do nosso SIM

ir. Neire

E-mail: neire.2012@hotmail.com - Data: 04/03/2015 | 22:41

Parabéns queridos JOPAS continue firmes unidos na graça de Deus. Um abraço e bom recomeço, ir. Neire

Clesio

E-mail: omargdias@yahoo.com.br - Data: 05/03/2015 | 09:40

Parabéns a este grupo de Jovens que ouviu o chamado e estão seguindo Jesus. É uma Igreja que se renova e com os Jovens caminha construindo um novo futuro.

Ir. Nilva Costella

E-mail: pastoracxsul@hotmail.com - Data: 05/03/2015 | 10:28

Paraéns, o convite foi feito e vocês tiveram a coragem de acolher, escutar, aceitar o desafio. E fazerem a diferença na sociedade hojeajudadnod a construir um mundo fraternoi, justo e igualitálrio.Coragem Ele está conosco.Abraços

comunidade Betânia

E-mail: betania@irmaspastorinhas.com.br - Data: 05/03/2015 | 10:30

felicitamos, rico encontro, belezas naturais, promessas jovens. Abraços e preces.

Ir. Nilva Costella

E-mail: pastoracxsul@hotmail.com - Data: 05/03/2015 | 10:35

Parabéns juventude! Vocês fazem a diferença, vivêndo os valores cristãos,num mundo onde se busca e se vive o consumismo, individualismo, o prazer, o ter e não há lugar para o cuidado da vida e espaço para Deus. Vamos lá. Ele está conosco....

Rosa de Paula

E-mail: ropastorinha@yahoo.com.br - Data: 05/03/2015 | 15:47

Coragem juventude! Parabéns pela busca de identificação a Jesus Bom Pastor! Isso mesmo, não tenham medo de avançar pelos caminho de Cristo . abraços!

Gleiciane

E-mail: gleicianeejesus@hotmail.com - Data: 06/03/2015 | 20:52

Como é bom ser o rosto jovem de Jesus Bom Pastor! Obrigada jovens pela oportunidade de nos fortalecermos na construção de um mundo novo vencendo as tentações do mundo. Coragem vamos sempre ousar dizer sim a Jesus.

Ir. Teresinha Sartori

E-mail: tere.sartori@yahoo.com.br - Data: 10/03/2015 | 21:17

Queridos Jovens. A oração nos aproxima de Deus. Vocês são os comtemplados. Obrigada. Abraços de Ir. Teresinha

Ir. vilma Rech

E-mail: vtrech@gmail.com - Data: 15/03/2015 | 21:39

Parabenizo, o Grupo JOPAZ e os responsáveis por promover essa caminhada de oração, conivência, coragem e ousadia, oportunizando encontro pessoal consigo, com o outro e com Deus. Grande abraço, Ir. Vilma

Carmen Bortolini

E-mail: carmenbort@yahoo.com.br - Data: 17/03/2015 | 23:20

Parabéns ao grupo JOPAS por ser instrumento de Deus levando a Boa Nova do Evangelho a tantos jovens. Sejam sempre iluminados e guiados pela luz do Espirito Santo

 
 
 

digite os números e as letras (maiúsculas ou minúsculas) conforme a imagem no campo abaixo para validar seu contato