Área Restrita

24 anos de História em Santana do Livramento!

Data 03/03/2016 | - Hora 18:23
Postado por Ir. Eunice Grespan
8 comentário(s) ...


  Situada na fronteira do Brasil com o Uruguay, Santana do Livramento pertence à Diocese de Bagé, conta com cerca de 90.000 habitantes e 3 Paróquias. Destas, a Paróquia Santa Teresinha é a de maior extensão geográfica e menor poder aquisistivo. A presença das Irmãs foi solicitada com a finalidade de colaborar na animação pastoral desta paróquia em suas várias expressões. As irmãs iniciaram sua missão no dia 28 de Fevereiro de 1992. As primeiras foram: Ir. Inezita Antunes, Ir. Irani Munari e Ir. Olma Rotava.  
 

 
  As Pastorinhas se inseriram na paróquia Santa Teresinha a pedido do zeloso Pároco, Pe. Emílio Barúa, que as acolheu e por seis meses formaram comunidade com ele e quatro jovens seminaristas em formação, enquanto a casa das Irmãs estava sendo construida. Sob a coordenação do Pe. Emílio, as Irmãs começaram a colaborar e animar as diversas pastorais existentes e a implantar outras. Está muito gravado na memória das pessoas, como um divisor de águas, o período de fervor apostólico naqueles tempos, que revigorou a paróquia. Na época eram 5 comunidades.   
 

 
    Cientes que a Igreja sempre é chamada a crescer tanto na dimensão quantitativa como qualitativa, as irmãs investiram muito na formação bíblica, catequética e litúrgica. É preciso destacar também a formação de missionários e de pastorais sociais, principalmente a pastoral da criança, da saúde e dos idosos. A visita às famílias e organização de grupos de famílias foi prioridade durante muitos anos. Estas visitas eram organizadas e realizadas junto aos missionários, cujo número era bem expressivo, durante muitos anos. Assim em bairros e vilas do extenso território, foram surgindo comunidades que perduram até hoje. No fím do século, eram 15 comunidades. Hoje são 17.

 

 

 Ao olhar a caminhada feita, nota-se avanços e recuos, períodos de grande dinamismo e outros meio apagados. Nos momentos de grandes dificuldades, foi importante constatar que as irmãs não só não abandonaram o Rebanho do Senhor, mas foram as que sustentaram o ânimo do povo. Assim a animação da paróquia, comunidades e pastorais foi uma constante ao longo destes 24 anos. Também foi constante a participação das Irmãs, possivelmente acompanhadas de leigos,  em eventos a nível de área pastoral, diocese ou estaduais. O mesmo pode ser dito em relação à participação em eventos da Vida Religiosa. A graça do Senhor sempre foi abundante. 
 

 
 
Desta maneira, a formação das lideranças leigas foi se consolidando. Nossos agentes de pastoral são hoje admirados por pessoas de outras paróquias. Ao mesmo tempo, lamentamos o fato de não ter surgido nenhuma vocacionada à Vida Religiosa  Pastorinha. Atuaram nesta comunidade 20 Irmãs, que puderam experienciar e anunciar aqui, a fidelidade misericordiosa de Jesus Bom Pastor. 
 

 

 

 No momento atual, a comunidade vive a esperança de uma renovada dinamização pastoral com a chegada do novo pároco. Registramos também dentre os motivos de louvor ao Senhor, a graça do grupo dos Cooperadores Amigos de Jesus Bom Pastor que assimila e expressa sempre mais o Espírito de Jesus Bom Pastor.  

 





ir. Adriana

E-mail: adrianacortelini@hotmail.com - Data: 03/03/2016 | 20:15

Oi Irmãs, Parabéns pela vossa presença e doação criativa junto a esta porção do rebanho de Jesus. Votos e preces de boa continuidade. Abraços.

lilian

E-mail: liliandalsantos@hotmail.com - Data: 04/03/2016 | 14:22

Lembro com saudade o tempo que foi partilhado, doado, vivido, junto ao povo desta Paróquia! A presença das Irmãs, sempre foi uma benção. Jesus Bom Pastor vai continuar abençoando toda esta realidade. Parabéns, minhas Irmãs, avante! Aquele abraço.

Albina Bosio

E-mail: albinabosio@gmail.com - Data: 05/03/2016 | 10:41

Irmãs. parabéns, essa comunidade foi sempre muito querida e apreciada por mim. Continuem nessa belíssima missão.

Ir. Elenir

E-mail: elenir.sjbp@yahoo.com.br - Data: 05/03/2016 | 17:02

Parabéns, Irmãs! Em vocês e com vocês dou graças ao Bom Pastor por todo bem realizado as sementes espalhadas no decorrer de todo o tempo que aí estão. Que a vitalidade que marcou essa caminhada continue a ser expressão da presença de vocês aí. Abraço e preces! Ir. Elenir

Anstácio

E-mail: neire.2012@hotmail.com - Data: 05/03/2016 | 19:35

Parabéns irmãs! Deus seja louvado pela nossa missão tão bela e apaixonante! Abraços e preces, Anastácio!!

Paysandu - Uruguay

E-mail: mhpastorinha13@hotmail.com - Data: 05/03/2016 | 22:26

Parabéns queridas hermanas vizinhas! Que lindo! Unidas damos graças ao Bom Pastor por todo bem realizado ao longo destes anos e pedimos a Ir. Gabriela que continue intercedendo para que frutifiquem a seu tempo, as sementes espalhadas.

Paysandu - Uruguay

E-mail: mhpastorinha13@hotmail.com - Data: 05/03/2016 | 22:26

Parabéns queridas hermanas vizinhas! Que lindo! Unidas damos graças ao Bom Pastor por todo bem realizado ao longo destes anos e pedimos a Ir. Gabriela que continue intercedendo para que frutifiquem a seu tempo, as sementes espalhadas.

Ir. Gloria cardoso

E-mail: gloriascardoso@hotmail.com - Data: 08/03/2016 | 17:07

Parabéns queridos amigos e Irmãs! O tempo passa rápido não é mesmo. Tenho saudades daquele tempo. A todos meu grande abraço. Com carinho Ir. glória

 
 
 

digite os números e as letras (maiúsculas ou minúsculas) conforme a imagem no campo abaixo para validar seu contato