Área Restrita
Textos do Fundador

Aprender da Escola do Presépio


O Bem-aventurado Tiago Alberione nos convida, nesse tempo natalino a conhecer um pouco mais o Mestre Pastor Jesus. Para uma melhor assimilação do conteúdo, vamos seguir os passos do método Verdade-Caminho-Vida deixado por ele como herança aos membros da Família Paulina.
 
APRENDER DA ESCOLA DO PRESÉPIO
 
      VERDADE -CONHECER
 
No Natal Jesus abre a sua escola, recebe as inscrições, vocês já estão todos inscritos à sua escola? Já disseram a ele: «Eu também vou?». A primeira escola de Jesus é em Belém, a sua primeira cátedra é a manjedoura. (Alberione, PrP III, 1943, p. 97)
Procuremos imaginar a gruta, a manjedoura, o boi e o burro; depois, José, Maria e o Menino Jesus. Com os Anjos façamos a nossa adoração. O presépio é a cátedra do Mestre, tribunal do Juiz, trono de misericórdia.
 
1. É cátedra: 
 
A primeira cátedra do Mestre Divino. Ele, silenciando, ensina às almas piedosas e dóceis: a humildade, a pobreza, a paciência.
A humildade: sendo Deus, humilhou-se, aniquilou-se a si mesmo; e mostrou-se como homem, ou melhor, como uma criança. Aprendamos a desaparecer.
A pobreza: Jesus tem, como casa, uma gruta; como berço, uma manjedoura; como colchão, um pouco de palha; como faixas, simples pedaços de pano. Entretanto, Ele é Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; pelo qual tudo foi criado. Ele anunciará: Bem-aventurados os pobres. 
A paciência: veio no seu país, para a sua gente, mas não foi acolhido; ao contrário, arriscou de ser morto. Entretanto, esquecido, silencia; como silenciará quando será acusado e condenado. Aprende o silêncio somente quem sofre por Jesus Cristo.
 
2. O presépio é tribunal do Juiz.
 
Silenciando, o Menino Jesus faz conhecer quem é e quem não é Seu discípulo. É seu discípulo quem se põe à escola de seus exemplos: quem o segue, quem o imita na sua humildade, pobreza, mortificação, paciência. Não é seu discípulo quem não vai à sua escola, ou que vai raramente, só por curiosidade.
Verdadeiro discípulo de Jesus é quem toma a sua Cruz e o segue; não é seu verdadeiro discípulo quem não carrega a sua cruz.
É verdadeiro discípulo quem renuncia a tudo ou, ao menos, desapega o seu coração de tudo, por Seu amor; não é seu verdadeiro discípulo quem é mundano, quem procura a si mesmo, ama a vida cômoda, as honras, os prazeres, as riquezas.
É seu discípulo quem possui espírito de mansidão e de caridade; não é seu discípulo quem procura vingar-se, quem tem ódio e inveja.
 
3. O presépio é trono de misericórdia.
 
No presépio, Jesus, pela primeira vez, estende as suas mãos para convidar a Si todas as pessoas, como o fará em toda a sua vida: "Vinde a mim vós todos que sofreis sob o peso dos vossos pecados: eu vos aliviarei" (cf. Mt 11). Confiemos em Jesus: Ele nos confortará.
 
      CAMINHO - DISCERNIR
 
Exame. - O Natal, para mim, é somente uma festa de família? Ou um dia de poesia e ternura? Ou somente uma ocasião de descanso e alegria humana? Ou é um novo nascimento em Cristo?
Propósito. - Hoje entro na escola deste Mestre Divino, para nela permanecer cada dia da minha vida. (Alberione, BM2 174-175-n. 283)
 
      VIDA -VIVER
 
     Oração. – Senhor, que iluminaste com os fulgores da verdadeira Luz, a noite santíssima do Natal, concede-nos, nós te pedimos: que andemos nessa Luz em cada dia de nossa vida, sempre aprendendo de novo na Escola de tua própria Vida, Amém.
 
  •  Iluminado pelo texto procuro, no meu dia, no lugar onde estou, praticar aquilo que aprendo na Escola do Presépio.
 
 
 
 

Primeira | Anterior |   1     2     3     4    5   | Próxima | Última