Área Restrita
Textos do Fundador

Seja médico de você mesmo


 

A Campanha da Fraternidade  2012, com o tema Fraternidade e Saúde Pública nos convida a refletir mais profundamente sobre a saúde. Deixemo-nos iluminar pela pregação do Bem-aventurado Tiago Alberione sobre o assunto. Para uma melhor assimilação do conteúdo, vamos seguir os passos do método Verdade-Caminho-Vida deixado por ele como herança aos membros da Família Paulina.
 
 
 

 SEJA MÉDICO DE VOCÊ MESMO!

 
 VERDADE -CONHECER
 
 
Cuide-se a si mesmo! Nenhuma sabedoria de médico pode valer para o seu corpo tanto quanto a sua experiência. Cuide-se a si mesmo! Nenhum Diretor espiritual é suficiente se você não aprender com a sua história, que é mestra do seu reto viver.
É sempre necessário, tanto o exame de consciência para o espírito, como as considerações sobre o seu corpo. Você irá equilibrar-se no trabalho, na nutrição, no repouso, etc. Você irá equilibrar-se no cuidado com os olhos, a audição, a língua, as relações, a leitura, as amizades, etc., Pratica-se a prudência que tudo examina, considera, com razão e com fortaleza executa. Por exemplo: se um alimento faz mal, se deixa, por mais que a gula o deseje. [...]
Para o espírito jovem são necessárias fortes convicções. Para curar-se mais facilmente dos males e conquistar resistência à fadiga, a vontade exerce um importante papel.
A prostração, a indecisão, uma velhice precoce, o pessimismo já são doenças em si. Um sadio otimismo nos pensamentos e nas iniciativas, apoiado em Deus; a bondade da causa, a cooperação com as próprias graças e recursos naturais e sobrenaturais, acompanhe sempre a vida. Ser pessoas de vontade! [...]
Corpo e alma são interdependentes: por conseguinte todo indivíduo deve ser considerado como um todo, "na sua constituição psicofísica" [...] "Hoje, sobretudo muitos médicos, ignoram o princípio de que você não pode curar o corpo sem curar a alma; nem pode curar a alma sem cuidar do corpo. Todo sintoma é físico e psíquico ao mesmo tempo. A humanidade e a religiosidade de um médico são, muitas vezes, muito mais eficaz do que sua erudição".
Elevemos um sincero agradecimento ao Senhor das ciências por ter iluminado as mentes dos estudiosos para encontrar novos meios de saúde e de cuidados: nutrição, prevenção, medicina, cirurgia. São benefícios louváveis para a humanidade. [...]
Utilizar as sugestões e remédios é coisa do bom administrador do tesouro precioso da saúde. [...]
Crescer em idade é a base: é necessário acrescentar em sabedoria e graça em Cristo. Se todo momento de tempo é precioso, o que dizer se a nossa vida é prolongada por meses e anos? - São concedidos pelo mesmo fim para o qual é dada a vida inteira: "conhecer, amar e servir a Deus, para o aumento do mérito, e glória no céu". (SP, febbr.-mar 1954, p.11-12)
 
 CAMINHO - DISCERNIR
 
Exame. – Como está a minha saúde, física, psíquica, espiritual? Como estou cuidando da minha saúde integral e daqueles a mim confiados? E o meu cuidado com a saúde integhral das pessoas e do Planeta? Qual conversão o Senhor me pede a partir do texto?
 
 VIDA -VIVER
 
   
ORAÇÃO: "Ó Senhor, que admiravelmente criaste e mais maravilhosamente redimiste nossa alma e o nosso corpo, infundi a luz, a força e a graça do Teu Santo Espírito, para que, santificado todo o nosso ser, possamos alcançar a gloriosa ressurreição".
  •  Iluminado pela reflexão, procuro no meu dia, no lugar onde estou, dar uma resposta prática os apelos sentidos a partir do estudo e da oração desse texto.
 

Primeira | Anterior |   1     2     3    4     5   | Próxima | Última