Área Restrita

Quem são?


         Os Cooperadores Paulinos fazem parte da grande Família Paulina. Esta é composta de “dez vozes que anunciam o Evangelho’. São cinco Congregações: Padres e Irmãos Paulinos, irmãs Paulinas, irmãs Discípulas do Divino Mestre, irmãs de Jesus Bom Pastor - Pastorinhas, irmãs Apostolinas. Quatro são os Institutos Agregados: Anunciatinas, Gabrielinos, Santa Família e Jesus Sacerdote e ainda, a Associação dos Cooperadores Paulinos.
 
        Os Cooperadores Paulinos são fiéis leigos, que conscientes de serem chamados pelo Espírito Santo à perfeição da caridade e a agir para a evangelização (cf. LG, 31; 33), assumem de viver a sua vocação batismal participando do projeto fundacional do bem-aventurado Tiago Alberione. Realizam este projeto em colaboração com as outras instituições da Família Paulina, com as quais eles vivem e agem, em comunhão de espírito e de iniciativas.
        Os Cooperadores são leigos voluntários, homens e mulheres, jovens e adultos, que pretendem assumir com empenho explícito o mesmo dom confiado por Deus à Família Paulina: Viver e Anunciar Jesus Cristo Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida a toda a Humanidade, e a pessoa toda: mente, vontade e coração, usando de todos os meios, os mais modernos, os mais velozes, para que o Evangelho chegue a todos. É uma missão Universal. O que une e alimenta esta Família é a Espiritualidade Paulina. Ou seja, como S. Paulo assumir a grande meta do Viver em Cristo; “Já não sou mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” (Gal, 2,20). É o processo de santificação ou, como dizia Pe. Alberione, é o processo de Cristificação.
        Conservando e bebendo dessa mesma espiritualidade comum, cada Congregação e Instituto têm o seu apostolado específico. Pe. Alberione orientou as cinco Congregações da Família Paulina para que formassem os Cooperadores próprios. Por isso, os Cooperadores Paulinos unem-se a uma ou outra dessas Congregações da Família Paulina, colaborando com o seu apostolado especifico: assim temos os Cooperadores Paulinos junto aos Paulinos, às Paulinas, às Discípulas, às Pastorinhas, às Apostolinas.  
Os Cooperadores Paulinos: Amigos de Jesus Bom Pastor são aqueles que, no espírito da Família Paulina, partilham a missão e apostolado pastoral confiado às Irmãs Pastorinhas.