Área Restrita

O nosso logotipo



Descrição

O logo, constituído por uma tríplice elipse que envolve o globo terrestre, sobre o qual é impresso Jesus Bom Pastor crucificado, quer significar/expressar a vocação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, Pastorinhas, na Igreja, chamadas a partilhar o ministério pastoral de Cristo a serviço da humanidade. Cristo se apóia sobre a cor verde que a indicar a humanidade por Ele redimida

É uma elipse aberta para o alto que acolhe Cristo Crucificado, único Salvador do mundo. Ele se apresenta como o Bom Pastor: Ego sum pastor bonus. A elipse é também  aberta ao lado direito para acolher a sigla latina da Congregação sjbp, as Irmãs que pertencem a Jesus bom Pastor e foram chamadas a tornar visível a sua cura de Pastor para toda a humanidade. 

A cor dominante é o azul, reflexo do céu e do mar, mas estão presentes também outras cores do arco íris, sinal da beleza das obras de Deus. À direita prevalece o amarelo, cor da luz e do ouro, que indica a santidade de Deus e a transparência da criação saída das mãos do Pai e atravessada pelo sopro do Espírito.

 

Na parte inferior domina o vermelho, cor do sangue no qual reside a vida, sangue derramado por Jesus sobre a cruz, para redimir o homem do pecado e resgatar, junto a Ele, toda a criação, que geme na espera da salvação (Rom 8, 22).  O vermelho é também o sinal do fogo do Espírito Santo que tudo purifica e transfigura na beleza de Deus.
 
Explicação

As três elipses aludem ao útero da Trindade Santa, Pai Filho e Espírito, coração da revelação cristã, fonte de Vida que não morre. É um útero aberto e acolhedor que doa a vida e salvação a toda a criação e envolve no Amor gratuito e fiel toda a humanidade, simbolizada pelo globo terrestre.

O rosto do Amor trinitário é Cristo Bom Pastor, Crucificado e Ressuscitado, no ato de dar a vida para reunir os filhos de Deus dispersos e reconduzi-los ao Pai. É o Filho, cuja divina humanidade assumiu a carne e a história para diviniza-la. Filhos no Filho, a nossa humanidade já entrou no mistério de Deus e ninguém deste mundo é excluído da salvação operada por Jesus Cristo.

As Irmãs Pastorinhas são como imersas na luz da Trindade e desta fonte de Vida atingem energia para viver e anunciar o Evangelho e a esta fonte conduzem o rebanho do Pastor Jesus, a elas confiado, a fim de que todos tenham Vida e Vida em abundância (Gv 10,10).

As três elipses podem também recordar as três demissões cristológicas que o Fundador nos propôs como pivô da nossa espiritualidade: ao centro está Cristo Bom Pastor Caminho Verdade e Vida (Gv 14,6). É Ele o Caminho novo e vivente que nos conduz ao Pai, a Verdade que nos torna livres, a Vida que nos preenche de alegria. Com Cristo, por Cristo e em Cristo sobe a Deus o nosso hino de louvor e oferecimento da nossa vida entregue para a missão pastoral.

Em fim, estas elipses exprimem a dimensão da comunicação, que nós Pastorinhas, fieis à herança de Pe. Alberione, somos chamadas a viver, no espírito da Família Paulina.

As linhas que traçam a figura do mundo são partidas ao centro, quase a indicar o mistério do pão Eucarístico, matéria assumida e transubstanciada no Corpo de Cristo, partido para saciar a fome e a sede de Deus que habita no coração da humanidade.