Área Restrita

Carisma e Missão


 As Irmãs de Jesus Bom Pastor têm um carisma bem definido: oferecer à Igreja e ao Povo de Deus Irmãs dedicadas ao Ministério Pastoral, no trabalho em reciprocidade com os bispos e padres da Igreja, em paróquias e dioceses, formando em meio ao povo lideranças leigas na edificação das comunidades cristãs. As Irmãs Pastorinhas têm como centro de suas vidas a pessoa de Jesus Bom Pastor. Vivem em pequenas comunidades, na partilha dos bens, da vida. da oração e na edificação comum. em torno da Palavra de Deus e da Eucaristia. Procuram viver na simplicidade e disponibilidade nos lugares mais necessitados de evangelização, atuando:
 
  • No anúncio da palavra de Deus
  • Na Formação Bíblica
  • Na Formação de Catequistas
  • Na Liturgia
  • Na Pastoral da Juventude, da Família
  • Na Formação de Agentes pastorais
  • Nos Movimentos populares
  • Nas CEB´s
  • Nos Projetos Sociais, etc

 

Ouvindo os apelos de Jesus Bom Pastor que diz: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), já estão espalhadas pelos cinco continentes, em dezoito países. No Brasil estão inseridas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo. “A messe é grande mas os operários são poucos”. Que Maria, Mãe do Bom Pastor, conduza cada vez mais jovens para essa missão, a fim de que o mundo todo possa se extasiar dessa vocação que é servir a Deus e a Igreja! A exemplo de Maria, a Mãe do Bom Pastor, vivem a cooperação no ministério pastoral de Cristo, tornando-se “mães e irmãs” de todos aqueles que fazem parte do povo de Deus.

 

Os apóstolos Pedro e Paulo as inspiram na missão pastoral, sendo que do primeiro aprendem a servir o povo de Deus com gratuidade, na fidelidade a Cristo e à Igreja. De Paulo, recebem a coragem de buscar as formas mais adequadas para evangelizar. Tem como espiritualidade recebida do fundador, colocar no centro de sua vida e missão a pessoa de Jesus Bom Pastor que é vivido como Caminho, Verdade e Vida, plenitude de revelação, salvação e reconciliação, de todo universo como foi pregado e vivido pelo apóstolo Paulo. Tem como companheira e modelo Maria Mãe do Bom Pastor, e os inspiradores da missão pastoral e protetores Pedro e Paulo.

 

De Pedro, aprendem a servir o povo com gratuidade, zelo e alegria na fidelidade a Jesus Cristo e a Igreja. De Paulo, adquirem a coragem de buscar as formas mais adequadas e atualizadas para evangelizar e formar as comunidades. Vivem em pequenas comunidades, na partilha dos bens, da vida e na edificação comum em torno da Palavra e da Eucaristia. Procuram viver na simplicidade e disponibilidade nos lugares mais necessitados de evangelização. Ouvindo os apelos de Jesus Bom Pastor que diz: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), já estão espalhadas pelos cinco continentes, em dezoito países. No Brasil estão inseridas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo. “A messe é grande mas os operários são poucos”.

 

Que Maria, Mãe do Bom Pastor, conduza cada vez mais jovens para essa missão, a fim de que o mundo todo possa se extasiar dessa vocação que é servir a Deus e a Igreja!